Limpeza de Bicos

A Auto Mecânica Paulista informa sobre a Limpeza de Bico Injetor:

Um componente muito importante em motores modernos é o bico injetor. O bico é parte do sistema que ajudou a eliminar os carburadores dos automóveis. A função dele é pulverizar o combustível, de forma a criar uma mistura bastante homogênea com o ar. Quanto mais forte é o spray, melhor será a queima quando essa mistura for detonada dentro do cilindro do motor, pela ignição da vela.

O bico injetor produz um spray muito parecido ao de um desodorante aerosol. E exatamente como o desodorante, o bico injetor não funciona constantemente. Ele liga e desliga continuamente, quando o motor está funcionando. Logo no início da implementação dessa tecnologia, os motores traziam apenas um bico injetor. Esse alimentava todos os cilindros dos motores. Atualmente, a grande maioria dos carros, trazem um bico injetor para cada cilindro.

Existem dois tipos de tecnologia de injeção: a direta e a indireta.
A mais comum é a indireta, onde o bico injetor fica numa câmara, antes do cilindro do carro. Motores mais modernos já trazem um bico com injeção direta, ou seja, ele fica dentro do cilindro do motor, pulverizando diretamente o combustível. Alguns poucos carros bastante modernos, trazem sistema de “injeção duplo”. Assim, um motor de quatro cilindros possui oito bicos, sendo 4 de injeção indireta e 4 de injeção direta. Claro que tudo isso é gerenciado eletronicamente, usando o que cada tecnologia tem de melhor (de acordo com a faixa de rotação do motor) e proporcionando mais economia e potencia.

 

Independente da forma, nosso artigo trata da limpeza de bico que atende a grande maioria dos carros. Então, estamos falando do sistema de injeção indireta, onde cada cilindro tem um bico injetor específico, instalado antes do cilindro.

A limpeza de bico é necessária em carros de alta quilometragem. Não existe uma recomendação por parte das montadoras quanto ao tempo exato ou quilometragem. Isso varia conforme o tipo de utilização, qualidade de combustível e troca de filtros. Mas, podemos dizer que a partir de 30 mil KM, é bom observar a necessidade do procedimento.
Infelizmente no Brasil, a qualidade do combustível fornecido por postos e distribuidores, não é das melhores. É sabido que o Brasil tem uma das piores gasolinas do mundo. E pra piorar ainda mais, temos a adição obrigatória de 25% de álcool na gasolina. Com um combustível tão ruim (quando comparado ao distribuído nos EUA e Europa), o sistema de injeção sofre muito mais. Mesmo com o filtro de ar, e de combustível, o sistema de injeção acaba recebendo diversas impurezas. E isso, sem falar na eventualidade do sistema receber combustível batizado (álcool com água ou gasolina com solvente). Tudo isso vai criando “depósitos sólidos” no corpo do bico injetor, com o tempo.

As consequências.

A primeira é o aumento do consumo. Com o spray menos eficiente e com as gotas maiores, a chance do combustível não queimar corretamente aumenta bastante. Assim, o sistema acaba injetando mais combustível, para o carro andar a mesma coisa. Além disso, o combustível “não queimado” acaba chegando em intensidade ao catalisador (no escapamento).

O excesso de combustível vai acabar danificando o componente. E as emissões do carro vão aumentar. Numa eventual fiscalização de emissões, o carro também será reprovado. Resumindo, um carro com bico injetor sujo vai: aumentar o consumo, perder rendimento, ter dificuldade na partida, poluir mais e ter o catalisador danificado.

Portanto, é fundamental realizar a limpeza dos bicos quando se observa: aumento do consumo, falhas na aceleração, aumento de fumaça no escapamento e dificuldade de partida